In Memoriam

 

Maria Teresa Vieira Bastos Ramos Ambrósio (1936-2006)

 

 

"Estabelecer sínteses, recriar a ética da discussão, envolver-se na vida colectiva, participar nos processos da Regulação Social para o exercício da cidadania concreta, activa e responsável é valorizar a Política. A verdadeira Política é o resultado de uma criação social histórica rara e frágil e que conduz à emergência de projectos de sociedade".

 

in Educação e Desenvolvimento: Inteligibilidade das Relações Complexas, Academia das Ciências de Lisboa 2006

 

 

Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas (Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa, 1959) tendo posteriormente obtido o Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento (Universidade de Grenoble, 1975) e  o Doutoramento em Ciências da Educação (Universidade de Tours - Doctorat d’Etat  - e Universidade Clássica de Lisboa, 1987).

 

Tornou-se Professora Associada da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa, no Departamento das Ciências e Tecnologias de Educação e Formação (1986).  Nesta instituição foi responsável pelo Grupo de Disciplinas de Ciências da Educação (1986), Coordenadora do Mestrado em Ciências de Educação (1989) e orientadora de várias Teses de Mestrado e Doutoramento no campo da relação entre Educação, Sociedade e Ciência. Foi também Fundadora e Coordenadora da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED) e responsável por vários projectos de investigação. Era também Professora Agrégée da Universidade de Tours - François Rabelais.

 

 

Foi autora de diversas publicações:

 

Ambrósio, T. (2001), Educação e Desenvolvimento: Contributo para uma mudança reflexiva na Educação, livro editado pela UIED (2001).
Ambrósio, T. Coord. (2001), Anais da UIED - colectânea de comunicações e outras publicações produzidas pelos membros da Unidade no ano de 2000, editado pela UIED.
Ambrósio, T, e Alves, M. G. (2000), "Criteria, tools and practices of evaluation of the relationship university-labour market (Portuguese case)", in ANAIS - Educação e Desenvolvimento 2000 da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (2000).
Ambrósio, T. (2000), " Novas Concepções dos Sistemas Educativos: Tendências actuais de Mudança Organizacional e de Política de Educação", in ANAIS - Educação e Desenvolvimento 2000 da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (2000).
Ambrósio, T. (2000), "Conhecimento e Educação na Sociedade dos Saberes", in ANAIS - Educação e Desenvolvimento 2000 da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (2000).
Ambrósio, T. (2000), "Conhecimento pedagógico e as competências formativas dos professores/investigadores universitários", in ANAIS - Educação e Desenvolvimento 2000 da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (2000).
Ambrósio, T. (2000), "Novo Contrato entre a Universidade e a Sociedade", in ANAIS - Educação e Desenvolvimento 2000 da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (2000).
Ambrósio, T. (2000), "Pensamento Complexo e Organização do Conhecimento", in ANAIS - Educação e Desenvolvimento.

Ambrósio, T. (1999), - Responsabilidade Social e Mudança reflexiva na Educação - Capítulo de um livro de homenagem ao Professor José Ribeiro Dias.

 

 

Foi deputada da Assembleia da República pelo Partido Socialista (1975-1983), neste período foi presidente da Comissão Parlamentar da Condição Feminina e foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e da Comissão Parlamentar da Educação. Exerceu as funções de Presidente do Conselho Nacional de Educação (1996-2002), tendo sido a única mulher a presidir a este órgão. Integrou o Conselho Consultivo do International Institute of Higher Education (Unesco) e o 'Grupo de Reflexão sobre Políticas de Educação e Formação' constituído no âmbito da presidência da CE. Colaborou com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia na avaliação de projectos e bolsas de investigação, bem como de unidades de investigação, na qualidade de coordenadora de painéis na área das Ciências da Educação. Foi Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Membro da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, Membro da Associação Internacional de Língua Francesa de Investigação Educativa, Membro do Conselho Executivo da Rede Europeia da Modelisation de la Complexité (2003) e Membro Fundador da AMONET - Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, onde exerceu as funções de  Presidente da Assembleia Geral.

 

Foi ainda Consultora da Comunidade Europeia na área da Educação e Formação e participante em várias Redes Internacionais de Formação de Recursos Humanos, Mudança Social e Desenvolvimento.

 

 

Depoimento da Dra. Maria Barroso (Rádio Renascença)

 

 

 

Maria Raquel dos Reis Rodrigues (...-2009)

 

Licenciada em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências de Lisboa, doutorou-se em 1980 em Matemática pela Universidade Eötvös Loránd de Budapeste. Preparou a sua tese de doutoramento, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, no Instituto da Academia das Ciências da Hungria, sob a direcção do Professor Óttó Steinfeld. Foi professora da Universidade Aberta e dedicou-se à investigação em Álgebra com aplicações directas no campo da Análise Matemática e da Lógica. Foi membro do Conselho Fiscal da AMONET.

 

 

     

 

 

 

INICIO  PRINCIPAL ESTATUTOS BIBLIOTECA FAQ INSCRIÇÕES LINKS 

 

 

powered by QRandGO